Úlcera Gástrica – Tratamento Natural
As úlceras são queimaduras que se formam no forro da parte superior do trato gastrointestinal.
Quando ocorrem no estômago, são chamadas de úlceras gástricas. Formam-se na primeira parte do intestino delgado, o duodeno, são referidas como úlceras duodenais.
A úlcera começa com uma fraqueza no estômago ou quando o revestimento intestinal permite que o ácido crie uma erosão ou ferida no revestimento, sendo o tipo mais comum de doença do estômago.
As úlceras são causadas por um aumento do ácido do estômago que podem ter como origem o stress, consumo excessivo de medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides tais como ibuprofeno, naproxeno e aspirina, má alimentação, tabagismo, álcool ou num tipo de bactéria má chamada helicobacter pylori.
Sintomas
O ardor e sensação de queimadura são os sintomas mais comuns da úlcera. A dor é provocada pela úlcera e é agravada pelo ácido gástrico em contacto com a área ulcerada. Essa dor pode ser sentida das seguintes formas:
Desde o umbigo até o externo
Piora quando o estômago está vazio
Aumenta durante a noite
Alimentos a Evitar
Alimentos condimentados
Cafeína – café e chá preto
Álcool
Açúcar – alimenta as bactérias
Alimentação Adequada
Pequenas refeições – Coma várias refeições por dia para reduzir a carga sobre o sistema digestivo e aliviar os sintomas da úlcera. Aqui estão os alimentos que devem consumir como parte de uma dieta para alívio rápido da úlcera.
Alimentos ricos em fibras – Um aumento na fibra ajuda na reparação das úlceras.
Vegetais de folhas verdes – Estes vegetais fornecem vitamina K, que pode ajudar a reparar danos causados pelo excesso de ácido do estômago. Deve incluir na sua dieta diária acelgas, couve, espinafre, almeirão, escarola, agrião, salsa e coentros.
Sumo de couve – Tem demonstrado ajudar a curar úlceras. Deve ser misturado com um pouco de sumo de cenoura para benefícios adicionais.
Alimentos probióticos e pré-bióticos (alimento das bactérias boas) – Repulular o intestino com bactérias boas pode ajudar a combater e prevenir a infecção por H. pylori.
Soluções Naturais
Óleos essenciais
Lavanda, Frankincense ou Balance– exercem um efeito calmante sobre os nervos e podem ajudar a sarar úlceras provocadas pelo stress. São uteis no tratamento de depressão, stress nervoso e emocional, enquanto aumentam a actividade cerebral. São usados frequentemente como tratamento para a insónia e também como uma forma de regular a variabilidade de frequência cardíaca.
A primeira e mais negligenciada razão pelo que o trato digestivo é fundamental para a nossa saúde é porque 80% do sistema imunitário está localizado no aparelho digestivo.
Os probióticos são a chave para uma melhor saúde, promover um sistema imunitário mais forte e ajudar nos problemas digestivos, doenças de saúde mental e distúrbios neurológicos.
PB Assist + é uma fórmula proprietária de fibra pré-biótica e probióticos numa cápsula vegetal de camada dupla, oferecendo 6 bilhões de culturas ativas probióticas e pré-bióticos solúveis (fruto-oligossacarídeos) que incentivam o crescimento de bactérias amigáveis.
DigestZen é uma mistura de óleos essenciais de gengibre, erva-doce, coentro, pimenta, estragão, Anis e alcaravia.
Devido à sua capacidade para ajudar na digestão, alivia o desconforto do estômago, incluindo a doença de movimento, indigestão e náuseas, equilibrando a saúde digestiva e gastrointestinal em geral.
Benefícios do Digestzen
dores no estomago
indigestão
refluxo gástrico
azia
obstipação
diarreia
gases
Precauções:
Os óleos são voláteis á exposição solar e podem provar toxicidade. Evitar a exposição prolongada ao sol quando aplicar estes óleos na pele até 24h após a aplicação. Evite o contacto com os olhos e ouvidos. Se for usar puro, efectue primeiro um teste de sensibilidade. Não efectuar a diluição em recipiente de plástico porque os óleos provocam corrosão, libertando pequenas partículas que podem ser prejudiciais á saúde. Guardar o excedente das diluições efectuadas num frasco escuro ou protegido do sol.
Recomendações:
Possível sensibilidade à pele. Mantenha fora do alcance de crianças. Se estiver grávida, enfermagem ou sob cuidados médicos, consulte o seu médico. Evite o contato com os olhos, orelhas internas e áreas sensíveis.
*Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Se os sisntomas persisitirem procure seu médico
Fonte: http://cantinhodacotovia.pt/ulcera-gastrica-tratamento-natural/