Myrrh
Embora seja conhecido por possuir propriedades de limpeza poderosas, particularmente para a garganta e a boca, a Myrrh também pode ser usada para suportar o bem-estar e o equilíbrio emocional.
Pode ser usado aromaticamente, topicamente e internamente
A mirra é mais comumente conhecida como uma das ofertas (juntamente com ouro e incenso) que os três Reis Magos trouxeram a Jesus no Novo Testamento. Na verdade, foi mencionada na Bíblia 152 vezes! Era mais comunmente utilizada como tempero, remédio natural ou para purificar os mortos. O óleo essencial de mirra é extraído a partir da resina. De nome cientifico commiphora Myrrha, é nativa do Egito. Nos dias de hoje como é utilizada como remédio para uma variedade de doenças. Os pesquisadores têm se interessado na mirra, devido à sua potente atividade antioxidante e potencial tratamento de cancro.
Os principais componentes deste óleo essencial são alfa-pineno, cadinene, limoneno, cuminaldehyde, Eugenol, Cresol, Heerabolene, ácido acético, ácido fórmico e Sesquiterpenos. Além de ser um óleo muito respeitável no campo da aromaterapia, tem também uma abundância de usos medicinais.
Benefícios do Óleo Essencial de Mirra
Antimicrobiano e antiviral: contribui para que os micróbios não cresçam ou se desenvolvam, podendo ser usado para prevenir qualquer doença resultante de infecção microbiana, tal como febre, intoxicação alimentar, tosse, papeira, sarampo, varíola e infecções de feridas. Não possui efeitos colaterais adversos, ao contrário dos antibióticos, tais como enfraquecimento do fígado, ou mau funcionamento digestivo.
Adstringente: fortalece as gengivas, combate a gengivite, contrai a pele, os músculos, intestinos e outros órgãos internos. Reforça a aderência do couro cabeludo ou raízes, evitando assim a perda de cabelo. Tem o poder de estancar rapidamente hemorragias em feridas, contraíndo os vasos sanguíneos e impedindo perdas de sangue.
Expectorante: ajuda a combater as infecções virais que podem causar bronquite, tosse e constipações, alivia a congestão e reduz a deposição de catarro nos pulmões e vias respiratórias.
Antifúngico: pode ser usado tanto internamente como externamente para combater a infecção fúngica e irritações da pele, tais como o pé de atleta, micose, e acne.
Estimulante: estimula a atividade cerebral, a circulação sanguínea, a digestão, secreção e excreção. Também estimula a ação de bombeamento do coração, a secreção dos sucos digestivos e no estômago.
Digestivo e Carminativo: ajuda no alívio de gases, dores de estômago, úlceras estomacais, diarréia e indigestão.
Expectorante: proporciona alívio ao excesso de muco e catarro e problemas associados a esse tipo de deposição de muco, incluindo congestionamento, dificuldade em respirar, sensação de peso no peito e tosse.
Diaforético: provoca aumento da transpiração mantendo o corpo livre de toxinas e excesso de sal e água, limpando os poros da pele.
Circulatório: estimula a circulação sanguínea e assegura o fornecimento adequado de oxigênio aos tecidos. Regula a taxa metabólica e estimula o sistema imunitário.
Tônico: tonifica todos os sistemas e órgãos do corpo, fortalecendo-os e protegendo-os de envelhecimento prematuro e infecções.
Anti-inflamatório: acalma a inflamação em vários tecidos em casos de febre ou infecções virais, no sistema digestivo resultantes da ingestão de alimentos muito picante e no sistema circulatório quando algo tóxico ou inflamatório entra na corrente sanguínea.
Antiespasmódico: proporciona alívio de contrações indesejadas ou espasmos, acalmando cólicas ou dores musculares.
Anti-cancerigeno: estudos indicam que a mirra foi capaz de reduzir a proliferação ou a replicação das células cancerigenas humanas. Os pesquisadores descobriram que a mirra inibiu o crescimento em oito tipos diferentes de células cancerigenas, especificamente em câncer ginecológicos e câncer da pele.
Formas de ultilizar o Óleo Essencial de Mirra
Aromáticamente: colocar 2 a 3 gotas no difusor e inalar para efeitos terapêuticos relacionados com questões de gerência de stress ou problemas respiratórios.
Tópicamente: aplicar um óleo base de côco ou amendoas doces na área afetada, seguido do óleo essencial. Este irá penetrar a pele, entrando na corrente sanguínea e actuando seja na dor como na inflamação.
Internamente: juntar 1 a 3 gotas de óleo essencial a um copo com água e ingerir.
Precauções:
Pode aumentar os efeitos do álcool e outros narcóticos, uma vez que é um relaxante e sedativo por natureza.
A sobre dosagem pode causar dor de cabeça.
Os óleos são voláteis á exposição solar e podem provar toxicidade. Evitar a exposição prolongada ao sol quando aplicar estes óleos na pele até 24h após a aplicação. Evite o contacto com os olhos e ouvidos. Se for usar puro, efectue primeiro um teste de sensibilidade. Não efectuar a diluição em recipiente de plástico porque os óleos provocam corrosão, libertando pequenas partículas que podem ser prejudiciais á saúde. Guardar o excedente das diluições efectuadas num frasco escuro ou protegido do sol.
Recomendações:
Possível sensibilidade à pele. Mantenha fora do alcance de crianças. Se estiver grávida, enfermagem ou sob cuidados médicos, consulte o seu médico. Evite o contato com os olhos, orelhas internas e áreas sensíveis.
*Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Se os sisntomas persisitirem procure seu médico
Fonte: http://cantinhodacotovia.pt/2016/08/