Basil
A natureza picante, contudo erval de Basil, torna um óleo versátil que pode ser usado para promover o foco e a atenção, ou para adicionar um pouco de sabor extra ao cozinhar.
Pode ser ingerido, usado na pele e aromaticamente
O óleo essencial de manjericão ( Basil) foi amplamente utilizado nos tempos antigos em lugares como a Índia para vários fins medicinais. Foi a erva utilizada para tratar diarréia, tosse, descargas mucosas, prisão de ventre, indigestão e algumas doenças de pele. As folhas e sementes da planta são regularmente utilizadas em cozinhas em todo o mundo. O óleo essencial de manjericão é muito popular na Europa, Ásia Central, Índia e Sudeste Asiático. É amplamente utilizado para fins culinários na região do Mediterrâneo e ainda forma o ingrediente ativo de muitas receitas italianas, como pesto, sendo também usado para fazer massas e saladas.
Benefícios do Óleo Essencial de Mangericão
Aplicações cosméticas – é usado topicamente e massageado na pele. Aumenta o brilho da pele e cabelo. É frequentemente usado para tratar os sintomas de acne e infecções da pele.
Digestão – é usado como um tônico digestivo para tratar a indigestão, obstipação, dores de estômago e flatulência.
Doenças Respiratórias – é eficaz no fornecimento de alívio de constipação, gripe e febre associada. É frequentemente usado para tratar sintomas de tosse convulsa, asma, brônquite, sinusite e outras infecções respiratórias.
Infecções – promove alívio a infecções da bexiga e infecções virais que atacam o corpo penetrando através de feridas.
Anti-depressivo – Este óleo essencial é usado para tratar a tensão nervosa, fadiga mental, melancolia, enxaqueca e depressão. Regularmente usado este óleo essencial fornece força e clareza mental
Analgésico – proporciona alívio da dor, sendo muitas vezes usado no tratamento de artrite, feridas, lesões, queimaduras, hematomas, cicatrizes, lesões desportivas, recuperação cirúrgica, entorses e dores de cabeça.
Precauções:
Os óleos são voláteis á exposição solar e podem provar toxicidade. Evitar a exposição prolongada ao sol quando aplicar estes óleos na pele até 24h após a aplicação. Evite o contacto com os olhos e ouvidos. Se for usar puro, efectue primeiro um teste de sensibilidade. Não efectuar a diluição em recipiente de plástico porque os óleos provocam corrosão, libertando pequenas partículas que podem ser prejudiciais á saúde. Guardar o excedente das diluições efectuadas num frasco escuro ou protegido do sol.
Recomendações:
Possível sensibilidade à pele. Mantenha fora do alcance de crianças. Se estiver grávida, enfermagem ou sob cuidados médicos, consulte o seu médico. Evite o contato com os olhos, orelhas internas e áreas sensíveis.
*Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Se os sisntomas persisitirem procure seu médico
Fonte: http://cantinhodacotovia.pt/2016/08/