top of page
Eric Burkholz

Malaleuca


O óleo Melaleuca ou Tea Tree é mais conhecido por suas qualidades purificadoras, o que o torna útil para a limpeza da pele e superfícies domésticas, purificação do ar ou promoção de uma função imune saudável

Pode ser usado topicamente, aromaticamente e internamente

É uma pequena árvore de origem Australiana, com flores amarelas ou arroxeadas em forma de agulha e cresce cerca de 7 metros de altura, prosperando em áreas pantanosas, embora seja agora cultivada em plantações. Mesmo quando esta árvore é cortada, ela floresce e está pronta para cortar novamente em dois anos. O óleo é produzido apenas na Austrália, e é utilizada pelos aborígenes há muitos séculos para uma variedade de fins medicinais.

Na Segunda Guerra Mundial, os produtores e os cortadores eram isentos do serviço militar até que conseguissem acumular óleo essencial necessário. Os soldados e marinheiros eram enviados para a guerra, carregados com óleo essencial de Melaleuca para tratar infecções tropicais e feridas infectadas.

Melaleuca é também um ingrediente de sabonetes, cremes, loções, desodorantes, desinfectantes e purificadores de ar.

Benefícios

Conto com inúmeras vezes em que este óleo me surpreendeu. Não existe melhor remédio para o síndrome vertiginoso. Basta aplicar na parte de trás e dentro das orelhas, evitando o contacto com a cavidade auricular, para aliviar quase de imediato a infecção no ouvido e acalmar o síndrome vertiginoso. Também combate rapidamente uma dor de dentes, ajuda a sarar e cicatrizar feridas e aliado ao Frankincense é uma maravilha no combate ao acne, limpando a pele e ajudando a cicatrizar.

Útil para limpar a pele, superfícies de casa, purificar o ar ou promover imunidade saudável.

Excelente para:

Acne, alergia, aneurisma, assadura, arranhadura

Antibacteriano e Anti-séptico: cura infecções bacterianas e feridas que são propensas a contrair infecções, podendo ser aplicado diretamente sobre as feridas, queimaduras, feridas, cortes ou erupções e picadas de insectos. Funciona como um antibiótico, eliminando infecções bacterianas internas, tais como as do cólon, estômago, intestinos, sistema excretor e sistema urinário. Pode ser usado no tratamento da tuberculose.

Antimicrobiano: é uma substância antimicrobiana altamente eficaz. Mata e afugenta micróbios (protozoários) que são responsáveis por causar febres tropicais graves e malária.

Antiviral: ajuda a curar infecções virais, como gripe, papeira, sarampo e varíola.

Bactéria, bronquites

Candidíase, coceira,

Cicatrizante: sara feridas rapidamente e neutraliza ou diminui marcas de cicatriz ou manchas deixadas por erupções, furúnculos, varíola, e acne.

Cabelo: Previne e trata queda de cabelo, mata piolhos e lêndeas.

Dores musculares: promove alívio da dor muscular e entorses porque as suas propriedades químicas funcionam como um anti-inflamatório, incentivando o fluxo de sangue a uma área específica e acelerando a cicatrização, aumentando a taxa de crescimento de novo tecido e crescimento celular.

Escoriações

Expectorante: proporciona alívio a tosse, constipação, congestão e bronquite.

Estimulante: tem um efeito estimulante sobre secreções hormonais, circulação de sangue, e sistema imunitário, aumentando a imunidade e agindo como um escudo contra muitos tipos de infecções.

Fungos

Herpes

infecção e dor de ouvido

Insecticida e Fungicida: mata insectos como mosquitos, pulgas, piolhos e moscas: Elimina vermes como vermes intestinais ex. vermes redondos, vermes de fita e vermes de gancho. Ajuda a curar doenças fúngicas como dermatite e pé de atleta.

Limpeza

mordida de inseto

pé de atleta, problemas da pele

regeneração da pele, resfriado, rubéola

Sudorífico: elimina a acumulação de toxinas no corpo por aumento da transpiração e promove a eliminação de toxinas como o ácido úrico. Ajuda a remover o excesso de água e sais do corpo, impedindo a ocorrência de acne.

trato urinário, tosse

Vaginite

Formas de utilizar o Óleo Essencial de Melaleuca

Uso tópico (na pele):

Para ocasionais irritações de pele, aplique 1-2 gotas de Melaleuca óleo essencial na área afetada.

Combine 1-2 gotas com seu produto de limpeza facial para melhor qualidade de limpeza, ou aplique na pele depois de barbear

Aplique nas unhas depois de banhar para purificar e deixar as unhas saúdaveis.

Aplique 1-2 gotas na área desejada. Dilua com óleo de coco para minimizar qualquer sensibilidade de pele

Acne: misturar cinco gotas de óleo essencial com duas colheres de chá de mel. Esfregar no rosto, deixar atuar por um minuto e enxaguar.

Otite: aplicar perto da entrada do ouvido (nunca dentro) e na parte de trás da orelha de 8 em 8 horas no primeiro dia e de 12 em 12h nos dois dias seguintes.

Lábios gretados: Adicionar 1 ou 2 gotas de óleo a 1 colher de vaselina. Aplicar nos lábios sempre que sentir aspereza ou secura.

Picadas de insecto: Aplique uma gota de óleo diretamente nas picadas.

Frieiras: Aplique uma ou duas gotas de óleo diretamente na ferida com um cotonete. Repetir o processo 2 a 3 vezes ao dia.

Piolhos: Adicionar 20 gotas de óleo ao champô. Massaje o couro cabeludo e cabelo, deixando atuar durante 10 minutos. Enxaguar. Repita o processo todos os dias durante 2 semanas.

Repelente de Insectos: Adicionar 15 gotas de óleo a um litro de água e usar como spray.

Cabelo: tem a capacidade de acalmar a pele descamação seca, remover a caspa e pode ser usado para o tratamento de piolhos. Misture algumas gotas de óleo essencial com gel de aloé vera e aplique no couro cabeludo, deixando atuar durante 10 minutos. Enxague.

Desodorizante: destrói as bactérias da pele e eliminando o odor corporal. Fazer um desodorizante caseiro misturando 10 gotas de óleo Melaleuca com 100 ml de óleo de coco e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Misturar óleo Melaleuca com óleo essencial de limão e aplicar diretamente nos sapatos para mantê-los frescos.

Cortes e Infecções: limpar o corte com soro fisiológico e aplicar o óleo diretamente na ferida. Coloque um penso para ajudar a combater a infecção.

Eczema e redução da psoríase: misturar uma colher de chá de óleo de coco, cinco gotas de óleo Melaleuca e cinco gotas de óleo de lavanda e aplicar na pele. Evitar exposição solar.

Fungo na unha e Micose: Aplique o óleo sobre a área afectada usando um cotonete limpo. Para fungos teimosos combine com óleo essencial de Oregano. Repita o processo no mínimo uma vez ao dia até a unha crescer totalmente.

Remoção de verrugas: colocar o óleo diretamente sobre a área durante 30 dias, uma a duas vezes por dia.

Artrite: adicione 5 gotas a uma colher de sopa de óleo de coco. Massageie a área afetada 2-3 vezes ao dia.

Calos: misturar 5 gotas de óleo com 1 colher de sopa de óleo de coco. Aplique sobre as calosidades duas vezes por dia. Quando estiverem moles, aplique algumas gotas de óleo puro e cubra com gaze.

Infecção na bexiga: adicionar 10-15 gotas de óleo ao banho. Sente-se e faça lavagem interna.

Queimaduras: coloque água gelada na área afetada. Depois de alguns minutos, adicione uma mistura de 5 gotas de óleo com uma colher de chá de mel. Repetir 3 – 5 vezes por dia.

Dores musculares: Adicionar 10 gotas de óleo Melaleuca a de 2 colheres de sopa de óleo de coco. Massageie bem.

Reumatismo: para ajudar a reduzir a dor associada com reumatismo, adicione 5 gotas de óleo Melaleuca a 1 copo de óleo de coco. Faça massagem na área afetada 2-3 vezes por dia.

Sarna: Aplicar 1 – 2 gotas de óleo diretamente na área afetada de manhã e à noite. Evite exposição solar.

Ciática: adicione uma colher de chá de Melaleuca a 2 colheres de sopa de óleo de coco. Aplique ao longo do músculo ciático. Repita 2-3 vezes ao dia. Em casos graves, o óleo pode ser aplicado diretamente.

Seborreia: Para a pele: misture 10 gotas de óleo com 1 colher de sopa de óleo de coco e aplique as áreas afetadas. Repita 2 a 3 vezes ao dia.

Para o couro cabeludo: Adicionar 10 gotas de óleo a 2 colheres de sopa de champo. Aplique no couro cabeludo e cabelo, deixe atuar por 10 minutos e enxague. Repita todos os dias até que a escamação desapareça.

Uso Interno:

Adicione 1-2 gotas em 120 ml de água, bebidas cítricas, ou cápsulas de verduras para auxiliar a saúde de seu sistema imunológico.

Aftas: Aplique uma gota de óleo diretamente na área infectada com um cotonete, duas vezes ao dia. Deixe atuar durante 30 segundos e enxague. Não engula.

Infecções respiratórias: Esfregar no peito, inalar, colocar uma gota na almofada ou difundir á noite no quarto de dormir para promover alívio a tosse, constipação, congestão e bronquite.

Laringite e Faringite: num copo de água, adicione 5 gotas de óleo e uma pitada de sal. Fazer gargarejo 2-3 vezes ao dia. Não engula!

Saúde Oral: para reduzir o sangramento da gengiva e cárie dentária, basta misturar 1 colher de chá do óleo Melaleuca com 4 colheres de sopa óleo de coco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, e fazer uma pasta de dentes caseira incrível.

Mau hálito: colocar 1 gota de óleo num copo de água e bochechar. Não engolir.

Limpeza e desinfecção:

Misturar 15 gotas de Melaleuca com ½ copo de água, ½ copo de vinagre e 15 gotas de óleo essencial de limão. Usá-lo em bancadas, utensílios de cozinha, chuveiro, sanita e lavatório. Agitar sempre antes de usar.

Eliminar Mofo: difundir o óleo pela casa para combater o mofo e outras bactérias. Utilizar em spray diluído com água nas cortinas do chuveiro, máquina de lavar roupa e máquina de lavar louça.

Aromaticamente:

• Adicione umas gotas em uma garrafa de borrifar com água e use nas superfíces para proteger contra ameaças ambientais. • Use 3-4 gotas no difusor.

Precauções:

Os óleos são voláteis á exposição solar e podem provar toxicidade. Evitar a exposição prolongada ao sol quando aplicar estes óleos na pele até 24h após a aplicação. Evite o contacto com os olhos e ouvidos. Se for usar puro, efectue primeiro um teste de sensibilidade. Não efectuar a diluição em recipiente de plástico porque os óleos provocam corrosão, libertando pequenas partículas que podem ser prejudiciais á saúde. Guardar o excedente das diluições efectuadas num frasco escuro ou protegido do sol.

Recomendações:

Possível sensibilidade à pele. Mantenha fora do alcance de crianças. Se estiver grávida, enfermagem ou sob cuidados médicos, consulte o seu médico. Evite o contato com os olhos, orelhas internas e áreas sensíveis.

*Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Se os sisntomas persisitirem procure seu médico

Categorys
Recent Posts
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page