Lavanda
A lavanda é muitas vezes considerada um óleo imperdível para manter em mãos em todos os momentos devido aos seus usos versáteis, incluindo propriedades calmantes e relaxantes que promovem o sono tranquilo e aliviam sentimentos de tensão
Pode ser usado: aromaticamente, na pele e internamente
A lavanda ou alfazema é uma planta nativa da região mediterrânea, muito utilizada em perfumaria e produtos de higiene. O óleo de essencial lavanda é o mais utilizado no mundo. Textos antigos revelam que este óleo tem sido usado para fins medicinais e religiosos há mais de 2.500 anos. Os egípcios usaram-no na mumificação como perfume. Os romanos para tomar banho, cozinhar e para perfumar o ar. Existem referências bíblicas que indicam que Maria o terá usado para ungir Jesus: “Então Maria, tomando uma libra de perfume muito caro de nardo puro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e a casa se encheu com a fragrância do perfume “João 12: 3. Pesquisas afirmam que há 2.000 anos lavanda denominava-se como nardo puro que deriva do nome grego para lavanda: “naardus” tendo como referência a cidade síria chamada Naarda. Isso realmente coloca o poder de lavanda em perspectiva não é verdade?
Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda
Arritmia, arteriosclerose, assadura, ansiedade, antibacteriano, antiviral
Antidepressivo e Sedativo: depressão, stress, nervoso e emocional, enquanto aumentar a atividade cerebral, e também como uma forma de regular a variabilidade de frequência cardíaca.
Anticéptico: Inibe as bactérias que causam a infecção inicial, ajuda a regular a excreção de sebo por manipulação hormonal e reduz as cicatrizes. Acelera o processo de cicatrização de feridas, cortes, queimaduras e queimaduras solares melhorando a formação de tecidos na cicatriz.
Analgésico: alivia dores musculares, reumatismo, articulações, entorses, dores nas costas e lumbago.
Antibiótico, Descongestionante, Antibacteriano e Antiviral: é amplamente utilizado para vários problemas respiratórios, incluindo infecções de garganta, gripes, tosse, resfriado, asma, congestão nasal, bronquite, coqueluche, laringite, e amigdalite. A natureza estimulante do óleo essencial de lavanda alivia o congestionamento associado a condições respiratórias, acelerando o processo de recuperação e ajudando o corpo naturalmente a eliminar o catarro e outro material indesejado. O vapor de óleo essencial de lavanda tem qualidades antibacterianas que podem combater infecções do trato respiratório. O uso regular de óleo essencial de lavanda proporciona resistência a uma variedade de doenças. Tem qualidades que ajudam a defesa do organismo contra doenças raras como a tuberculose, febre tifóide e difteria.
Bruxismo, bolhas
Concentração, cortes
Circulação do sangue: Melhora a circulação no corpo tendo efeitos benéficos sobre a circulação. Reduz a tensão arterial sendo usado para a hipertensão, promovendo proteção contra os riscos de ataques cardíacos e aterosclerose associada a má circulação.
Cabelo: Óleo essencial de lavanda é útil para o cuidado do cabelo por ser muito eficaz no combate de piolhos, caspas e lêndeas. É utilizado no tratamento de perda de cabelo, particularmente para os pacientes que sofrem de alopecia, uma doença auto-imune onde o corpo rejeita os seus próprios folículos pilosos. Um estudo escocês revelou que mais de 40% dos doentes de alopecia relataram um aumento no crescimento do cabelo, aquando da aplicação regular do óleo essencial de lavanda no couro cabeludo.
Dor de cabeça, dentição, depressão
Diurético: combate infecções urinárias devido ao seu efeito estimulante sobre a produção de urina. Ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal e reduz a cistite ou inflamação da bexiga urinária, reduzindo quaisquer sintomas associados a estas condições como cólicas e outros distúrbios.
Digestivo e Carminativo: aumenta a mobilidade dos alimentos no intestino e estimula a produção de sucos gástricos e biliares, auxiliando na dor de estômago, cólicas, flatulência, vomitos e diarreia.
Estresse, entorses, enxaqueca, equilibrio emocional
Foco, feridas
hematoma
infecção, insonia, inflamação
pressão alta, picada de inseto, picada de abelha, pneumonia
queimadura, queimadura de sol
relaxamento, rubéola
Repelente de Insectos: O cheiro de óleo essencial de lavanda é potente para muitos tipos de insectos como mosquitos, moscas e mariposas. Possui qualidades anti-inflamatórias que reduzem a irritação e a dor associada a picadas de insectos.
stress
TPM, tensão nervosa
Tratamento da pele: rugas, eczema, psoríase, e outras condições inflamatórias, é um dos óleos mais benéficos no tratamento da acne.
urticária
Formas de utilizar o Óleo Essencial de Lavanda
Usos Interno:
1-2 gotas embaixo da língua
Ansiedade: abrir o frasco e inalar até sentir o efeito calmante. Pode também aplicar nos pulsos e inalar.
Dilua 1 a 2 gotas com água e beba
Use 1 gota para dar sabor nas comidas
Dentição, coloque uma gota em seu dedo e esfregue-o nas gengivas da criança.
Palpitações cardíacas: inalar o óleo de lavanda até sentir o relaxamento.
Sono tranquilo: colocar uma gota de Lavanda na almofada ou difundir no quarto e inalar até adormecer.
Na pele:
Para insônia, depressão ou ansiedade, aplique 2 gotas na sola dos pés ou travesseiro antes de dormir; dilua no difusor ou aplique 2 gotas nas mãos e esfregue no peito.
Para relaxar coloque 3 gotas na banheira com água
Aplique na pele pra queimadura e assaduras, ou após depilação ...
Use com o óleo de hortelã para fazer massagem
Adicione em sua loção de mão para um melhor resultado
Picadas de abelha, coloque uma gota diretamente sobre a mordida para reduzir inchaço e coceira
Aplique de 1 a 2 gotas na área desejada ou dilua com óleo de coco em peles mais sensíveis
Micose: aplicar diretamente na pele 2 vezes ao dia até sarar completamente.
Acne, Eczema e dermatite: aplicar na pele 3 vezes ao dia. Para peles sensíveis aplicar primeiro óleo de coco seguido de Lavanda.
Dores Musculares: misturar uma colher de sopa com 5 gotas do óleo de Lavanda e massajar.
Lábios gretados: misturar 5 gotas de lavanda a uma colher de sopa de vaselina e aplicar sempre que sentir secura.
Anti – envelhecimento: misturar duas gotas de Lavanda e 2 gotas de Frankincense numa pequena noz de óleo de coco e aplicar na face de manhã e á noite. Isto irá fazer com que se mantenha calmo durante o dia e durma bem á noite, além de hidratar e rejuvenescer a pele. Evitar exposição solar prolongada.
Cortes e feridas: aplicar na área afetada 3 vezes ao dia. Para peles sensíveis aplicar primeiro óleo de coco seguido de Lavanda.
Queimaduras solares e picadas de insecto: aplicar na pele 3 vezes ao dia. Para peles sensíveis aplicar primeiro óleo de coco seguido de Lavanda.
Para queimaduras e assaduras: aplique 3 gotas na mão e esfregue diretamente no local, ou adicione 10 gotas em 4 oz de água destilada, agite bem e pulverize diretamente no local. Isso ajuda com dor, com a cicatrização e a vermelhidão da pele.
plicar em torno e sobre ferida para promover o fluxo de sangue.
Repelente de insectos e traças: Para os insectos – Fazer um spray misturando 10 gotas de Lavanda num 1 copo de água e aplicar na pele. Para as traças – coloque 5 gotas do óleo numa bola de algodão e ponha dentro de armários e gavetas.
Mãos Bonitas: para hidratar e reparar as suas mãos misture 2 gotas de Lavanda a uma noz de óleo de coco e aplique duas vezes ao dia.
Nodoas negras: aplicar em torno e sobre ferida para promover o fluxo de sangue.
Rinite e Sinusite: coloque algumas gotas perto das áreas afetadas ex. passagens nasais, têmporas, testa, nas costas do pescoço, e entre os olhos (não nos olhos).
Banho Relaxante: junte 10 gotas de Lavanda ao seu banho para promover relaxamento e remover as energias negativas que absorveu ao longo do dia.
Cicatrizes: aplicar diretamente na área afetada 3 vezes ao dia até produzir o efeito desejado. Pode aplicar juntamente com óleo essencial de Frankincence que também é um regenerador celular.
Olhos secos: Não coloque Lavander nos olhos. Aplique na ponte do nariz.
Sais de banho: misturado com sais de banho puros como prenda para os amigos ou familiares.
Otite: adicione 3 gotas de óleo a uma compressa quente e úmida e massageie as áreas ao redor e atrás das orelhas, e os lados do pescoço, debaixo da linha da mandíbula, seguindo o caminho que começa por trás dos lóbulos da orelha.
Infecções respiratórias: Inalar por alguns minutos ou difundir num quarto e respirar os vapores.
Dor de garganta: inalar ou aplicar algumas gotas ao redor das passagens nasais, ao redor da área do pescoço e garganta.
Alopecia: adicione 20 gotas de Lavanda a um Shampoo neutro e lave naturalmente durante 1 ano.
Candidíase: Aplicar na área afetada.
Concentração: Inalar durante alguns minutos.
Aromaticamente:
2-3 gotas no difusor
Para acalmar sentimentos internos, adicione 3 gotas em uma garrafa com água e borrife na casa, principalmente cozinha e banheiro ou no armário de roupas
Use de 3 a 4 gotas no difusor
Quando trocar os lençóis pingue 3 gotas no travesseiro, ou borrife nas fronhas e colchão
Limpeza:
Borrife uma mistura de bicarbonato de sódio e lavanda ( ou outro óleo) em carpetes antes do vácuo para remover odores ou pra dar um cheiro bom
Precauções:
Os óleos são voláteis á exposição solar e podem provar toxicidade. Evitar a exposição prolongada ao sol quando aplicar estes óleos na pele até 24h após a aplicação. Evite o contacto com os olhos e ouvidos. Se for usar puro, efectue primeiro um teste de sensibilidade. Não efectuar a diluição em recipiente de plástico porque os óleos provocam corrosão, libertando pequenas partículas que podem ser prejudiciais á saúde. Guardar o excedente das diluições efectuadas num frasco escuro ou protegido do sol.
Recomendações:
Possível sensibilidade à pele. Mantenha fora do alcance de crianças. Se estiver grávida, enfermagem ou sob cuidados médicos, consulte o seu médico. Evite o contato com os olhos, orelhas internas e áreas sensíveis.
*Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Se os sisntomas persisitirem procure seu médico